Título     Autor     Palavra     ISBN    

Lançamento!

Como reconhecer os truques dos negacionistas mal-intencionados e proteger-se deles e até contra-atacar

 

“Algumas pessoas, quando recebem uma notícia muito ruim – a morte de um ente querido, o fracasso de um projeto profissional ou de um investimento importante –, simplesmente se recusam a aceitar o fato: tentam tocar a vida como se o desastre nunca tivesse acontecido; inventam desculpas (para si mesmas e para os outros) a fim de cobrir as contradições mais salientes entre percepção, comportamento e realidade. Hipocrisia, mentira e ilusão sincera logo se misturam e se confundem”. O primeiro parágrafo do livro Negacionismo & Desafios da Ciência assim introduz o conceito da obra do jornalista científico Carlos Orsi.

 

De maneira clara, direta, de fácil leitura e, como se propõe o autor, fundamentado em dados científicos, o livro é uma ótima opção para quem quiser se aprofundar nesse assunto, que ganha cada vez mais atenção e gera preocupação em veículos de imprensa, comunidade médica e científica, classe política e na população em geral.

 

No mundo altamente conectado, a recusa a encarar fatos e a considerar a ciência na tomada de decisões de alta repercussão contêm potencial catastrófico inédito na história. “Negacionistas no lugar errado, na hora errada, podem causar a morte de milhares ou milhões”, diz, caso da ineficaz cloroquina defendida no Brasil para combater a Covid-19.

 

Negacionismo & desafios da ciência integra a Coleção Inquietações Contemporâneas.

 

Carlos Orsi, além de especialista em informação científica, é fundador do Instituto Questão de Ciência (iqc.org.br) e editor-chefe da revista Questão de Ciência (www.revistaquestaodeciencia.com.br)

 

Jornalista formado pela ECA-USP, Orsi é pioneiro em divulgação científica pelos canais virtuais, tendo trabalhado no Grupo Estado. Foi repórter especial e colunista do Jornal da Unicamp e também na revista Galileu. Em 2021, ganhou o Prêmio Jabuti em “Não ficção – Ciências”, com a microbiologista Natalia Pasternak, com o título Ciência no cotidiano: Viva a razão, abaixo a ignorância!


Últimos posts

© Editora de Cultura Ltda.

Rua Baceúnas, 180 – Parque da Mooca

CEP 03127-060 - São Paulo - SP

Tel.: +55 11 2894.5100

Desejo me Cadastrar

Cadastre-se e receba com exclusividade e em primeira mão, informações sobre nossos lançamentos.

COPYRIGHT 2021

© Editora de Cultura Ltda.

Rua Baceúnas, 180 – Parque da Mooca

CEP 03127-060 - São Paulo - SP

Tel.: +55 11 2894.5100

LINKS IMPORTANTES

Início

Catálogo

Infantojuvenil

Autores

INSTITUCIONAL

Fale Conosco

Apoio Pedagógico

Blog