Neste lançamento, o autor, Luiz Mauricio Azevedo, faz uma reflexão profunda e provocativa sobre a estrutura racista da nossa sociedade
A proposta de Luiz Mauricio Azevedo consiste em uma reflexão profunda e provocativa sobre a estrutura racista da sociedade brasileira. O autor, que é professor universitário, ataca as bases que sustentam o ideário racista, pavimentando caminhos para a compreensão do pensamento negro no Brasil contemporâneo.
Em A sociedade da cor aparecem cicatrizes e episódios dolorosos da existência negra, examinados sob a lente crítica de quem trabalha para completar o processo de emancipação do segmento da população atingido pelo racismo estrutural, que tanto envenena a sociedade brasileira.
Luiz Maurício elenca as raízes do preconceito sofrido em razão da cor, como acontece a qualquer pessoa que traga na pele a marca de antepassados arrancados de seus lugares de origem para servir como escravos em outras terras. E mostra ainda os caminhos para que a nossa sociedade possa recuperar o atraso, já bastante longo, no reconhecimento e na valorização dos homens e das mulheres que ajudaram a construir este país.
Tweet |