O jornalista e escritor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras com 32 votos e vai ocupar o assento do filósofo Sérgio Paulo Rouanet
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o jornalista e escritor mineiro Ruy Castro, de 74 anos, para ocupar a cadeira 13, deixada pelo filósofo Sérgio Paulo Rouanet, falecido em julho deste ano. Seu nome foi aprovado por 32 acadêmicos, dos 35 possíveis, nesta quinta-feira, 06 de outubro.
Conhecido como biógrafo, Ruy Castro é autor de O anjo pornográfico, sobre o dramaturgo Nelson Gonçalves; Carmen, uma biografia, sobre Carmen Miranda; e Estrela Solitária, vencedor do Prêmio Jabuti de 1996, sobre o jogador Garrincha. O livro ficou proibido pela justiça por quase dez anos, depois que as herdeiras do atleta pediram indenização por danos à imagem do pai. O livro relata a vida de Garrincha, que terminou de forma triste devido ao alcoolismo.
Além de biografias, o acadêmico também é autor de obras sobre o Rio de Janeiro e a Bossa Nova, além de títulos de ficção.
Mineiro da cidade de Caratinga, o novo membro da ABL já trabalhou nos grandes veículos de imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, é colunista do jornal O Globo.
Tweet |